Identificando oportunidades de projetos na comunidade: debate sobre ausência de espaços de arte na zona oeste

             Debates sobre a ausência de espaços de Arte na zona oeste 

   A localidade da zona oeste é carente de ofertas de galerias de arte em seu entorno, por isso o projeto empreendedor social  é trazer um artista local para sala de aula já que não possuem locais de arte, buscando criar oportunidades em desenvolver o lado artístico dos alunos e promover a arte .
   O papel da arte na vida contemporânea é de questionamento, de inclusão , de transformar vidas e incentivar os jovens a expandir seus horizontes , ampliar seus conhecimentos e de criar a possiblidade de um ofício,  trabalho e perspectiva de vida com mais chances de sucesso.

   O artista Sergio Vidal, morador da zona oeste, trabalha e vive da arte. Sua trajetória como artista pode  despertar a   curiosidade dos alunos sobre o tema, conhecimentos de pintura e como funciona o universo das galerias e o mercado de arte. Vidal realiza trabalhos para uma galeria, que se situa no centro do rio de janeiro e com frequência ele faz obras. A galeria é um canal para o artista para gerar clientes e futuras encomendas.

    A região de Guaratiba não possui local para expor obras dos artistas locais consequentemente os alunos e comunidade possuem pouco ou nulo contato com obras de artes visuais. A proposta deste trabalho possibilita oportunidades aos alunos terem esse contato com as artes pois de outra forma dificilmente teriam acesso.

    Este blog serve para instrumento de auxilio para  aulas futuras  e para questionar os porquês da ausência de galerias na zona oeste através do debate.
    A exclusão da região na inserção para o mundo cultural e artístico é grande, principalmente nas artes visuais, para você quais os motivos para isto acontecer ? Porque não são desenvolvidas políticas públicas de modo a criar e expandir esse universo artístico nesta região? Onde você gostaria que existisse centros culturais e por que? Você já conheceu algum artista local morador da Pedra de Guaratiba, Campo grande , Sepetiba ? Se sim, como foi esse contato? Você já foi em algum centro cultural ? Se sim , onde? 

    Podemos perceber que Campo grande e adjacências são localidades que permeiam entre o rural e o urbano , com características ainda provincianas  e que de uns anos para cá há um aumento populacional de indivíduos  de outro estado e advindos de outros bairros , buscando aqui refúgio no sentindo de ser um lugar mais "calmo" comparado a outros bairros. O espaço geográfico por ser mais rural pode ser um fator para esse esquecimento das políticas públicas na criação de centros culturais?  O cunho provinciano pode ser um elemento que restringe o conhecimento a se limitar com o que já é conhecido ? Onde você gostaria que tivesse centros culturais e por que ? E Quais estratégias e medidas poderiam ser tomadas para a mudança deste cenário?
    Além destes fatores ainda há a dificuldade de transporte público, o que gera maior distanciamento dos centros culturais, levando em consideração que os mesmos se localizam na região central do Rio de Janeiro e zona sul da cidade, afastando e distanciando os alunos do universo artístico cultural assim como a comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro, principalmente, Sepetiba, Guaratiba e Campo Grande.

    Podemos transformar dando oportunidades e chances de conhecer o inexplorado e que é altamente enriquecedor que é a arte e a cultura artística . A arte pode transformar assim como mudou a vida de Sergio, pode mudar a dos alunos e da comunidade para isso é necessário acesso, conhecimento e divulgação e implementação de espaços destinados a arte com apoio governamental.

    Este é um projeto piloto de blog que  poderá ser usado como instrumento de auxilio, no futuro,  para outros professores de artes, unidades escolares e futuras aulas em sala de aula e também para o debate em classe sobre a ausência de espaços destinados as artes visuais. 
    
   

O PLANO DE AULA 

O modelo de plano de aula foi desenvolvido de acordo com a proposta de empreendedorismo social, usando o blog, com o objetivo de ampliar e explorar o universo artístico dos alunos. atividades individuais, buscando autonomia e expansão da percepção visual .


 Descrição da proposta de abertura da aula: Semana 14 plano 1                                           A abordagem da aula será inicialmente uma explicação e debate sobre exposições de arte e galerias de arte, qual o papel da arte na sociedade e o que representa a ausência de espaços de arte na zona oeste para os alunos. 

Plano 1

Debate sobre galerias de artes , espaços de arte na localidade e reflexões. A aula começa com  questionamentos sobre: a ida em galerias de arte pelos alunos e se já visitaram alguma; onde eles gostariam que existisse galerias de arte no bairro?; Por que as políticas públicas não investem em centros culturais de arte na zona oeste ? Qual impacto gera na comunidade tal exclusão artístico cultural  ?

O produto tecnológico poderá ser usado para outros professores de arte, onde o acesso as artes visuais são restritas ou inexistentes, buscando um artista local e realizando oficinas de arte promovendo a cultura e o debate sobre o entorno da região que é ausente de galerias e exposições de arte. (EM13EMP201.RJ02)



           

Realização de debates com Sergio sobre a dificuldades de espaços de artes visuais no  entorno de toda a unidade escolar e zona oeste assim como  galerias de arte e fomento cultural. 

Foto da atividade realizada em sala

Atividade 1-  Questões para os alunos a respeito do conteúdo( debate sobre ausência de galerias na Zona Oeste do Rio de Janeiro .

1-  Se os alunos já visitaram  alguma galeria de arte ? Se sim , onde ? 

2- Onde eles gostariam que existisse galerias de arte no bairro ?

3- Porque, eles acreditam que as políticas públicas não investem em centros culturais na zona oeste?

4- Qual impacto gera na comunidade tal exclusão ?

5- Você gostaria de conhecer ou visitar algum centro cultural no Rio de Janeiro ?

6- Você conhece algum artista local ?

7- Você já conheceu algum espaço cultural através da escola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário